SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número261Educación para la Salud en la escuela: conocimientos, valores y prácticas en la formación de profesoresProyectos de literacidad y sus contribuciones a la expansión de los conocimientos locales y globales sobre la diversidad cultural brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MARTINS, Evellyn Priscila Nunes  y  TEIXEIRA JUNIOR, José Gonçalves. Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.261, pp.486-502. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4341.

Este trabalho busca investigar as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 16 futuros professores de um curso de Licenciatura em Química em uma instituição de ensino superior. Das entrevistas foram retiradas as falas sobre as contribuições da Didática Geral para a formação de professores de Química. Objetivou-se compreender as correlações dessa disciplina com outras do curso, as possibilidades que ela oferece para a organização do trabalho docente e o incentivo às práticas reflexivas ao trabalhar as várias dimensões do processo de ensino; a Didática permite que o professor pense além das técnicas empregadas para ensinar. Verifica-se a importância desta em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas nas aulas de Química. A pesquisa reforçou a relevância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial dos professores de Química, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da docência quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva.

Palabras clave : didática; ensino de Química; formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )