SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número261Educação em Saúde na escola: conhecimentos, valores e práticas na formação de professoresProjetos de letramento e suas contribuições para a ampliação dos conhecimentos locais e globais sobre a diversidade cultural brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MARTINS, Evellyn Priscila Nunes  e  TEIXEIRA JUNIOR, José Gonçalves. Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.261, pp.486-502. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4341.

Este trabalho busca investigar as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 16 futuros professores de um curso de Licenciatura em Química em uma instituição de ensino superior. Das entrevistas foram retiradas as falas sobre as contribuições da Didática Geral para a formação de professores de Química. Objetivou-se compreender as correlações dessa disciplina com outras do curso, as possibilidades que ela oferece para a organização do trabalho docente e o incentivo às práticas reflexivas ao trabalhar as várias dimensões do processo de ensino; a Didática permite que o professor pense além das técnicas empregadas para ensinar. Verifica-se a importância desta em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas nas aulas de Química. A pesquisa reforçou a relevância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial dos professores de Química, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da docência quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva.

Palavras-chave : didática; ensino de Química; formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )