SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número261Inclusión y accesibilidad en la escuela: conociendo la discapacidad visual en las clases de portuguésPráctica educativa crítico-reflexiva en gestión ambiental y responsabilidad social: un informe de experiencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CACETE, Núria Hanglei; DURAES, Fabíola Alice dos Anjos  y  MOURA, Cleberson Henrique de. O estudo do meio como opção metodológica na formação inicial de professores/as de Geografia: relato de experiência nas cidades históricas do Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.261, pp.543-563. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4474.

Este relato de experiência trata de um estudo do meio realizado nas cidades históricas do Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista, desenvolvido em uma disciplina ministrada para licenciandos/as em Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Descrevemos e analisamos as etapas de realização do trabalho, avaliando sua importância para a formação docente e construindo um referencial que contribua para o desenvolvimento de experiências em outros níveis de ensino. As atividades foram ancoradas no referencial teórico e metodológico do estudo do meio e no protagonismo estudantil. A experiência foi realizada em 2018, suas etapas foram acompanhadas por um projeto de observação participante e documentação, e os resultados dos procedimentos didáticos adotados, os depoimentos de estudantes e a avaliação da proposta foram analisados. O desenvolvimento do projeto possibilitou aos/às estudantes uma aprendizagem significativa por meio da liberdade na elaboração de projetos; da metodologia ativa com produções autorais; de discussões de temas contemporâneos e produção de recursos e materiais didáticos baseados em novas mídias - elementos que evidenciam o potencial pedagógico da prática apresentada.

Palabras clave : ensino de Geografia; estudo do meio; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )