SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue261The milieu analysis as a methodological option for the initial training of Geography teachers: an experience report compiled in the historic cities of Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MATOS, Jainer Diogo Vieira; NOLL, Matias; FELICIO, Cinthia Maria  and  FERREIRA, Júlio César. Prática educativa crítico-reflexiva em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: um relato de experiência. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.261, pp.564-582. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4431.

Este relato de experiência visa descrever a aplicação de uma prática educativa embasada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) e na utilização de mapas conceituais, criados com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. As MAA colocam o aluno em uma posição protagonista no processo de ensino-aprendizagem, em que é levado a pensar, criticar, projetar, ensinar, resolver problemas e concluir objetivos. A prática foi aplicada junto à disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social ligada ao currículo do curso profissionalizante em Processos Minero-Químicos, ofertado pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Aguinaldo de Campos Netto. O objetivo principal foi desenvolver nos alunos uma perspectiva crítico-reflexiva sobre os impactos das atividades de mineração no município de Catalão (Goiás) e mensurar se houve desenvolvimento de aprendizagem significativa. A metodologia empregada neste estudo é de abordagem qualitativa e natureza aplicada; quanto aos objetivos, é considerada uma pesquisa descritiva no formato de estudo de caso. As principais atividades da prática foram o preparo e a apresentação de um seminário, além do desenvolvimento de mapas conceituais acerca do conteúdo trabalhado. Analisando os resultados obtidos e os mapas conceituais produzidos pelos alunos, foram encontradas evidências de que a prática educativa gerou aprendizagem significativa nos educandos, reforçando o potencial de uso das MAA em cursos profissionalizantes.

Keywords : aprendizagem significativa; esquema conceitual; gestão ambiental; metodologias ativas de aprendizagem..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )