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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MATOS, Jainer Diogo Vieira; NOLL, Matias; FELICIO, Cinthia Maria  y  FERREIRA, Júlio César. Prática educativa crítico-reflexiva em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: um relato de experiência. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.261, pp.564-582. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4431.

Este relato de experiência visa descrever a aplicação de uma prática educativa embasada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) e na utilização de mapas conceituais, criados com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. As MAA colocam o aluno em uma posição protagonista no processo de ensino-aprendizagem, em que é levado a pensar, criticar, projetar, ensinar, resolver problemas e concluir objetivos. A prática foi aplicada junto à disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social ligada ao currículo do curso profissionalizante em Processos Minero-Químicos, ofertado pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Aguinaldo de Campos Netto. O objetivo principal foi desenvolver nos alunos uma perspectiva crítico-reflexiva sobre os impactos das atividades de mineração no município de Catalão (Goiás) e mensurar se houve desenvolvimento de aprendizagem significativa. A metodologia empregada neste estudo é de abordagem qualitativa e natureza aplicada; quanto aos objetivos, é considerada uma pesquisa descritiva no formato de estudo de caso. As principais atividades da prática foram o preparo e a apresentação de um seminário, além do desenvolvimento de mapas conceituais acerca do conteúdo trabalhado. Analisando os resultados obtidos e os mapas conceituais produzidos pelos alunos, foram encontradas evidências de que a prática educativa gerou aprendizagem significativa nos educandos, reforçando o potencial de uso das MAA em cursos profissionalizantes.

Palabras clave : aprendizagem significativa; esquema conceitual; gestão ambiental; metodologias ativas de aprendizagem..

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