SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ORTIZ, Gabriel Santos; DENARDIN, Luciano  e  SAVI NETO, Pedro. Sistemas Apostilados de Ensino e autonomia ilusória: reflexões à luz de José Contreras. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.607-625. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4847.

Resumo: Este ensaio teórico tem como objetivo debater a autonomia docente dentro dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAEs). Apresentam-se argumentos para afirmar que o professor, inserido em um contexto de sistema apostilado, tem o seu trabalho regulado tanto pela escola quanto pela empresa e é afastado dos aspectos intelectuais, reflexivos e críticos da profissão, aproximando-se do modelo de profissional técnico. Dessa forma, mais do que influenciar o fazer docente, os sistemas contribuem com a desvalorização do trabalho do professor e retiram o protagonismo de toda a comunidade escolar na construção do processo educacional. Ainda assim, percebendo na literatura que muitos professores defendem o uso dos SAEs, buscou-se em Contreras (2012) o conceito de autonomia ilusória para tentar compreender tal posicionamento. Destaca-se que o apoio dos professores ao sistema que lhes controla vai ao encontro do conceito de servidão voluntária de La Boétie. A principal conclusão deste trabalho é que os SAEs continuam crescendo com o apoio daqueles que estão sob seu controle.

Palavras-chave : autonomia docente; professor técnico; Sistemas Apostilados de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )