SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue262Prescribed textbooks in private education systems and illusory autonomy: reflections based on José Contreras’ theoryThe constitution of teacher identity and its implications on the educational practices from teachers of a community university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SILVA, Tatiane da  and  CUNHA, Marcus Vinicius da. Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.626-641. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4669.

Este artigo visa apresentar contribuições teóricas e práticas à educação, considerando o ensino de conteúdos escolares como uma dificuldade concernente à comunicação. Para isso, são realizadas duas operações: a análise teórica das ideias de John Dewey sobre o significado educacional da comunicação e da imaginação e a apresentação de um experimento de pensamento que simula dramaticamente uma situação prática - um curso de formação de professores cujo objetivo é ensinar tais ideias deweyanas utilizando as noções de drama e experimento de pensamento. As conclusões do artigo discutem a contribuição do experimento de pensamento para instituir valores fundamentais da prática docente.

Keywords : comunicação; John Dewey; retórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )