SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262Sistemas Estandarizados de Enseñanza y la autonomía ilusoria: reflexiones basadas en la teoría de José ContrerasLa constitución de la identidad docente y sus implicaciones en las prácticas educativas de los profesores de una universidad comunitaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Tatiane da  y  CUNHA, Marcus Vinicius da. Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.626-641. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4669.

Este artigo visa apresentar contribuições teóricas e práticas à educação, considerando o ensino de conteúdos escolares como uma dificuldade concernente à comunicação. Para isso, são realizadas duas operações: a análise teórica das ideias de John Dewey sobre o significado educacional da comunicação e da imaginação e a apresentação de um experimento de pensamento que simula dramaticamente uma situação prática - um curso de formação de professores cujo objetivo é ensinar tais ideias deweyanas utilizando as noções de drama e experimento de pensamento. As conclusões do artigo discutem a contribuição do experimento de pensamento para instituir valores fundamentais da prática docente.

Palabras clave : comunicação; John Dewey; retórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )