SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262Sistemas Apostilados de Ensino e autonomia ilusória: reflexões à luz de José ContrerasA constituição da identidade docente e suas implicações nas práticas educativas de professores de uma universidade comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Tatiane da  e  CUNHA, Marcus Vinicius da. Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.626-641. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4669.

Este artigo visa apresentar contribuições teóricas e práticas à educação, considerando o ensino de conteúdos escolares como uma dificuldade concernente à comunicação. Para isso, são realizadas duas operações: a análise teórica das ideias de John Dewey sobre o significado educacional da comunicação e da imaginação e a apresentação de um experimento de pensamento que simula dramaticamente uma situação prática - um curso de formação de professores cujo objetivo é ensinar tais ideias deweyanas utilizando as noções de drama e experimento de pensamento. As conclusões do artigo discutem a contribuição do experimento de pensamento para instituir valores fundamentais da prática docente.

Palavras-chave : comunicação; John Dewey; retórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )