SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue262The constitution of teacher identity and its implications on the educational practices from teachers of a community universityThe place of non-school education in Pedagogy curricula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

WESCHENFELDER, Viviane Inês; OLIVEIRA, Joelma Fernandes de  and  FABRIS, Elí Terezinha Henn. Docência e relações interculturais na fronteira Brasil-Venezuela. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.668-688. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4861.

Este artigo aborda a interface entre a docência contemporânea e as relações interculturais, mediante análise de narrativas de professores de uma escola pública situada na fronteira Brasil-Venezuela. O espaço escolar se caracteriza pela coexistência, muitas vezes conflituosa, de diferentes culturas, etnias e nacionalidades. A partir da perspectiva pós-estruturalista, estudos sobre interculturalidade e docência são tomados como basilares para a construção argumentativa desenvolvida. Foram realizadas oito entrevistas com professores da escola pesquisada - material que é analisado por meio da ferramenta foucaultiana do discurso. Os excertos evidenciam a pluralidade de olhares docentes sobre as relações culturais na escola de fronteira. A presença de alunos estrangeiros pode ser entendida tanto como uma barreira quanto como uma oportunidade potente de aprendizagem para todos. O texto discute a possibilidade de uma docência constituída por um ethos fronteiriço que permita a existência da diferença e da produção de subjetividades dos sujeitos que habitam a escola.

Keywords : diferença cultural; docência; educação intercultural; escola de fronteira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )