SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262La constitución de la identidad docente y sus implicaciones en las prácticas educativas de los profesores de una universidad comunitariaEl lugar de la educación no escolar en los currículos de Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

WESCHENFELDER, Viviane Inês; OLIVEIRA, Joelma Fernandes de  y  FABRIS, Elí Terezinha Henn. Docência e relações interculturais na fronteira Brasil-Venezuela. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.668-688. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4861.

Este artigo aborda a interface entre a docência contemporânea e as relações interculturais, mediante análise de narrativas de professores de uma escola pública situada na fronteira Brasil-Venezuela. O espaço escolar se caracteriza pela coexistência, muitas vezes conflituosa, de diferentes culturas, etnias e nacionalidades. A partir da perspectiva pós-estruturalista, estudos sobre interculturalidade e docência são tomados como basilares para a construção argumentativa desenvolvida. Foram realizadas oito entrevistas com professores da escola pesquisada - material que é analisado por meio da ferramenta foucaultiana do discurso. Os excertos evidenciam a pluralidade de olhares docentes sobre as relações culturais na escola de fronteira. A presença de alunos estrangeiros pode ser entendida tanto como uma barreira quanto como uma oportunidade potente de aprendizagem para todos. O texto discute a possibilidade de uma docência constituída por um ethos fronteiriço que permita a existência da diferença e da produção de subjetividades dos sujeitos que habitam a escola.

Palabras clave : diferença cultural; docência; educação intercultural; escola de fronteira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )