SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262A constituição da identidade docente e suas implicações nas práticas educativas de professores de uma universidade comunitáriaO lugar da educação não escolar nos currículos de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

WESCHENFELDER, Viviane Inês; OLIVEIRA, Joelma Fernandes de  e  FABRIS, Elí Terezinha Henn. Docência e relações interculturais na fronteira Brasil-Venezuela. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.668-688. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4861.

Este artigo aborda a interface entre a docência contemporânea e as relações interculturais, mediante análise de narrativas de professores de uma escola pública situada na fronteira Brasil-Venezuela. O espaço escolar se caracteriza pela coexistência, muitas vezes conflituosa, de diferentes culturas, etnias e nacionalidades. A partir da perspectiva pós-estruturalista, estudos sobre interculturalidade e docência são tomados como basilares para a construção argumentativa desenvolvida. Foram realizadas oito entrevistas com professores da escola pesquisada - material que é analisado por meio da ferramenta foucaultiana do discurso. Os excertos evidenciam a pluralidade de olhares docentes sobre as relações culturais na escola de fronteira. A presença de alunos estrangeiros pode ser entendida tanto como uma barreira quanto como uma oportunidade potente de aprendizagem para todos. O texto discute a possibilidade de uma docência constituída por um ethos fronteiriço que permita a existência da diferença e da produção de subjetividades dos sujeitos que habitam a escola.

Palavras-chave : diferença cultural; docência; educação intercultural; escola de fronteira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )