SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue262The place of non-school education in Pedagogy curriculaAnísio Teixeira and the National Education Plan of 1962: social quality of education in the construction of the human person and society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GIORDAN, Miriane Zanetti  and  SARTI, Flavia Medeiros. Autoconfrontação cruzada em grupo focal: recurso metodológico para pesquisas em Educação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.707-722. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4726.

Este artigo apresenta e discute a autoconfrontação cruzada em grupo focal como recurso metodológico para pesquisas em Educação. O procedimento foi elaborado e explorado no âmbito de uma pesquisa sobre a circulação de saberes entre docentes em espaços formativos sistematizados. A proposta metodológica resultante encontra respaldo, de um lado, em pressupostos ligados à clínica da atividade, especialmente nos trabalhos de Yves Clot - que propõe os procedimentos de autoconfrontação simples e cruzada - e, de outro, na tradição dos grupos focais, cujo emprego em pesquisas educacionais vem se disseminando e ampliando nas últimas décadas. Trata-se de procedimento afinado aos pressupostos da pesquisa qualitativa, voltada à produção de conhecimentos que nos auxiliem na interpretação da realidade vivida pelos sujeitos. Considera-se que a autoconfrontação cruzada em grupo focal constitui alternativa interessante para a investigação de temas complexos - como costuma ser o caso na Educação -, oferecendo, ainda, possibilidades para intervenções de ordem formativa em grupos sociais.

Keywords : autoconfrontação; formação de professores; gravação em vídeo; grupo focal; metodologia de pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )