SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262O lugar da educação não escolar nos currículos de PedagogiaAnísio Teixeira e o Plano Nacional de Educação de 1962 - qualidade social na construção da pessoa humana e da sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GIORDAN, Miriane Zanetti  e  SARTI, Flavia Medeiros. Autoconfrontação cruzada em grupo focal: recurso metodológico para pesquisas em Educação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.707-722. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4726.

Este artigo apresenta e discute a autoconfrontação cruzada em grupo focal como recurso metodológico para pesquisas em Educação. O procedimento foi elaborado e explorado no âmbito de uma pesquisa sobre a circulação de saberes entre docentes em espaços formativos sistematizados. A proposta metodológica resultante encontra respaldo, de um lado, em pressupostos ligados à clínica da atividade, especialmente nos trabalhos de Yves Clot - que propõe os procedimentos de autoconfrontação simples e cruzada - e, de outro, na tradição dos grupos focais, cujo emprego em pesquisas educacionais vem se disseminando e ampliando nas últimas décadas. Trata-se de procedimento afinado aos pressupostos da pesquisa qualitativa, voltada à produção de conhecimentos que nos auxiliem na interpretação da realidade vivida pelos sujeitos. Considera-se que a autoconfrontação cruzada em grupo focal constitui alternativa interessante para a investigação de temas complexos - como costuma ser o caso na Educação -, oferecendo, ainda, possibilidades para intervenções de ordem formativa em grupos sociais.

Palavras-chave : autoconfrontação; formação de professores; gravação em vídeo; grupo focal; metodologia de pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )