SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue262Anísio Teixeira and the National Education Plan of 1962: social quality of education in the construction of the human person and societyAgroecology and Pedagogy of Alternation: a case study of the Technological School of Fraiburgo, Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FERREIRA, Eliza Bartolozzi; TARTAGLIA, Leonara Margotto  and  BASTOS, Roberta Freire. Políticas inovadoras para o ensino médio no Brasil: um estudo de caso do ProEMI. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.742-763. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4274.

Este artigo objetiva analisar o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no estado do Espírito Santo, no período entre 2012 e 2016. Nosso argumento é que a implantação das políticas educacionais pelos sistemas de ensino é traduzida de variadas formas de acordo com a realidade educacional e cultural de cada instituição. Do ponto de vista epistemológico, trabalhamos com a perspectiva da análise cognitiva de políticas públicas. Utilizamos uma metodologia qualitativa, desenvolvida em cinco escolas da rede estadual, com entrevistas, grupos focais e aplicação de um survey. Os dados coletados revelaram que a implantação do ProEMI ocorreu conforme a realidade do sistema educacional e de cada escola. Os principais resultados do Programa, segundo os participantes da pesquisa, foram: o recebimento dos recursos financeiros; sua gestão proporcionando experiências aos docentes e aos seus estudantes até então não vivenciadas por esses sujeitos; e novas relações de trabalho e de perspectivas de ensino-aprendizagem. Isso não é tudo o que o Programa se propôs a realizar, mas é algo novo, simbólico e representativo do investimento estatal no ensino médio, movimento que, na atualidade, caminha do lado oposto.

Keywords : análise cognitiva de políticas públicas; ensino médio; políticas educacionais; Programa Ensino Médio Inovador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )