SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262Anísio Teixeira y el Plan Nacional de Educación de 1962: calidad social en la construcción de la persona humana y de la sociedadAgroecología y Pedagogía de la Alternancia: un estudio de caso de la Escuela Tecnológica de Fraiburgo, Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FERREIRA, Eliza Bartolozzi; TARTAGLIA, Leonara Margotto  y  BASTOS, Roberta Freire. Políticas inovadoras para o ensino médio no Brasil: um estudo de caso do ProEMI. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.742-763. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4274.

Este artigo objetiva analisar o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no estado do Espírito Santo, no período entre 2012 e 2016. Nosso argumento é que a implantação das políticas educacionais pelos sistemas de ensino é traduzida de variadas formas de acordo com a realidade educacional e cultural de cada instituição. Do ponto de vista epistemológico, trabalhamos com a perspectiva da análise cognitiva de políticas públicas. Utilizamos uma metodologia qualitativa, desenvolvida em cinco escolas da rede estadual, com entrevistas, grupos focais e aplicação de um survey. Os dados coletados revelaram que a implantação do ProEMI ocorreu conforme a realidade do sistema educacional e de cada escola. Os principais resultados do Programa, segundo os participantes da pesquisa, foram: o recebimento dos recursos financeiros; sua gestão proporcionando experiências aos docentes e aos seus estudantes até então não vivenciadas por esses sujeitos; e novas relações de trabalho e de perspectivas de ensino-aprendizagem. Isso não é tudo o que o Programa se propôs a realizar, mas é algo novo, simbólico e representativo do investimento estatal no ensino médio, movimento que, na atualidade, caminha do lado oposto.

Palabras clave : análise cognitiva de políticas públicas; ensino médio; políticas educacionais; Programa Ensino Médio Inovador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )