SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262Agroecología y Pedagogía de la Alternancia: un estudio de caso de la Escuela Tecnológica de Fraiburgo, Santa CatarinaEnriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVEIRA, Carmem Lúcia Albrecht da; LAUER, Munir José  y  ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. O sentido do brincar e do jogar na infância como fundamentos para a construção da democracia social. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.787-801. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4175.

O artigo tem por objetivo discutir o sentido do brincar e do jogar, no período de desenvolvimento da infância do ser humano, como elementos fundamentais da educação cidadã democrática. A investigação realiza uma revisão qualitativa da contribuição bibliográfica e teórica de Mead (2010), Casagrande (2014), Kishimoto (2011) e Maturana (1994) sobre o tema. Inicialmente, aborda o processo de desenvolvimento da autoconsciência na criança, considerando o brincar e o jogar como condições sociais interativas necessárias para tal fim. Em seguida, aborda a questão da democracia como obra de arte, produzida diariamente pelo conviver fraterno, e enfatiza o brincar e o jogar como seus fundamentos, pois tais atividades auxiliam na construção do eu democrático. A convivência democrática é fundamentalmente educativa, ao ensinar as crianças pela compreensão, pelo diálogo, pela tomada de consciência, pela correção do erro como elemento construtivo e inerente à aprendizagem.

Palabras clave : brincar e jogar; democracia; educação cidadã; infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )