SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número262El significado del jugar y el juego en la niñez como base para la construcción de la socialdemocraciaLas vivencias como metodología para la enseñanza de la extensión rural: una aproximación de estudiantes y agricultores para entender la realidad social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BRAZ, Paula Paulino  y  RANGNI, Rosemeire de Araújo. Enriquecimento para um aluno com altas habilidades/superdotação na educação infantil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.802-820. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448.

Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana. Eles fazem parte do público contemplado pela educação especial e exigem envolvimento do professor para atender às suas necessidades e explorar seus talentos, a partir de seus interesses. O objetivo deste relato é apresentar o Plano de Ensino Individualizado de Enriquecimento a uma criança identificada com altas habilidades/superdotação na educação infantil. O objetivo específico é verificar como se deram as ações pedagógicas durante a intervenção, por meio do planejamento de situações de ensino. A criança participante tinha seis anos e estava matriculada na educação infantil. Os resultados apontaram que as atividades de enriquecimento contribuíram para o desenvolvimento das habilidades do discente, além de expor os desafios do atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação da educação infantil. Além disso, assinala-se a importância do olhar voltado a essa etapa de ensino, ainda pouco evidenciada nos estudos sobre as altas habilidades/superdotação, mas fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da escolarização dessas crianças.

Palabras clave : aluno superdotado; atendimento individual; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )