SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue263The institutionalization process of educational research in Brazil from the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: arguments, debates and initiativesThe “different approach” of Enade 2017: analysis and discussion from the perception of near-graduating students of Philosophy at the Federal University of Espírito Santo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GOMES, Cláudio  and  VIANA, Adriana Backx Noronha. Explorando os efeitos da disponibilidade das tecnologias da informação e comunicação nos resultados do Enem. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.263, pp.37-60. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4731.

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a associação entre a disponibilidade das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e o desempenho escolar mensurado pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio da regressão linear, foi testado um modelo que, de um lado, relaciona a disponibilidade desses recursos, tanto na escola como na residência dos estudantes, com a nota do Enem por escola e, de outro, controla os efeitos do nível socioeconômico dos alunos e das características das unidades escolares. Os dados foram coletados no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a amostra contou com 9.228 escolas públicas brasileiras cujos alunos participaram da prova do Enem 2015. Os resultados obtidos evidenciaram uma associação positiva e significativa entre a disponibilidade de computadores (nas escolas e na residência dos estudantes) e de telefone celular (na residência dos estudantes) e a nota do Enem por escola.

Keywords : acesso à tecnologia; Exame Nacional do Ensino Médio; tecnologia educacional; utilização do computador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )