SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número263El Inep y la planificación del sistema educativo público de Brasilia en la década de 1950Gestión (no) democrática en la política educativa del estado de São Paulo - 1995-2018 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

NEGREIROS, Heitor; FERREIRA NETO, Amarílio  y  SANTOS, Wagner. Sujeitos da equipe dirigente do Ministério da Educação (1995-2002): trajetórias formativas e produção acadêmica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.263, pp.95-116. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4855.

Este artigo objetiva analisar as trajetórias formativas e a produção acadêmica dos sujeitos da equipe dirigente do Ministério da Educação dos governos de Fernando Henrique Cardoso. Tem como fundamentação teórico-metodológica a análise crítico-documental. Assumimos como fontes os Currículos Lattes dos sujeitos e, quando as informações eram insuficientes, realizávamos uma busca no Google®. Os resultados apontam para uma influência das trajetórias formativas na constituição da cultura político-educacional do período em questão e que aqueles que tinham consistente produção acadêmica educacional se configuravam como os sujeitos mais relevantes na instituição e na continuidade da cultura político-educacional.

Palabras clave : cultura política; educação; equipe dirigente; formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )