SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número263Sujetos del equipo directivo del Ministerio de Educación (1995-2002): trayectorias formativas y producción académicaDirectrices orientadoras para una evaluación de la praxis docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

JACOMINI, Márcia Aparecida; PERRELLA, Cileda dos Santos Sant’Anna; ALENCAR, Felipe  y  STOCO, Sergio. Gestão (não) democrática na política educacional do estado de São Paulo - 1995-2018. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.263, pp.117-137. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4975.

Neste artigo analisamos programas e projetos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), no período de 1995 a 2018, com o objetivo de compreender a gestão educacional e suas configurações em relação a espaços e formas de participação das comunidades escolares. A metodologia adotada foi o estudo documental apoiado em referenciais teóricos da análise de políticas públicas e no diálogo com literatura relativa à gestão educacional. Entre nossas análises e interpretações, destacamos que a gestão na rede paulista de ensino foi pautada por certo distanciamento do princípio constitucional de gestão democrática da escola pública e por aproximação com pressupostos gerencialistas. Nas relações da SEE-SP com as instâncias intermediárias e as escolas predominaram orientações práticas com vistas a resultados, em detrimento da participação da comunidade no debate sobre finalidades e concepções de educação escolar. Respaldada na racionalidade neoliberal, a SEE-SP se apropriou de releituras de termos como democracia, participação e autonomia, ressignificando seus conteúdos históricos, engendrados num contexto de luta por direitos e democratização da sociedade e da escola, a fim de legitimar formas de gestão baseada no controle para maior eficiência, nos termos da Nova Gestão Pública (NGP).

Palabras clave : política e gestão educacional; nova gestão pública; Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )