SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número263Gestão (não) democrática na política educacional do estado de São Paulo - 1995-2018A formação inicial do(a) futuro(a) professor(a) de Letras: a mediação de leitura em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira  e  RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Diretrizes norteadoras para uma avaliação da práxis docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.263, pp.138-159. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4750.

O presente artigo apresenta as diretrizes norteadoras para uma avaliação da práxis docente, resultado de uma tese de doutorado. Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o entendimento de avaliação docente pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, partindo de fatores subjetivos da profissão associados aos próprios anseios e necessidades desses professores na análise sobre sua prática, estimando a reflexão e o aprimoramento. De natureza qualitativa, a pesquisa teve o método fenomenológico adotado como opção de investigação e de análise de dados, com ênfase na filosofia heideggeriana, que se faz essencial no percurso de descobrir aquilo que se revela em si a partir dos sujeitos que a vivenciam. Os investigados foram professores da rede pública do município de Horizonte, Ceará. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a observação e a entrevista em duas etapas - pré-análise e análise dos conceitos. O estudo apontou diretrizes norteadoras que podem servir de base para o desenho de uma avaliação da práxis docente, permeada pelo entendimento do ser professor a partir da visão de sua práxis pedagógica, perpassando por um nível global, por uma contextualização integralizada, pela profissionalidade e pela coparticipação e, por fim, valorando aspectos intrapessoais, interpessoais e institucionais.

Palavras-chave : avaliação da práxis; avaliação docente; práxis pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )