SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue263The future Language and Literature teacher’s initial training: focusing on reading mediationJean Piaget in higher education? The use of Piagetian operative activities in the last 50 years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SANTOS, Jorge Alejandro  and  HERMIDA, Maria Julia. Pedagogia freireana e neurociência educacional: um diálogo possível. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.263, pp.181-200. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4922.

O objetivo deste artigo é explorar a possibilidade de estabelecer um diálogo disciplinar entre abordagens da educação que parecem distantes e com poucos pontos de contato: a pedagogia de Paulo Freire e a neurociência educacional. É proposto um referencial teórico que diferencia tipos e níveis de análise do fenômeno educacional, buscando semelhanças e/ou paralelismos entre perspectivas diferentes. Pretende-se estabelecer uma perspectiva construtiva que procure sinergias, sem ignorar as diferenças, e que nos permita sair de redutos disciplinares em busca de uma visão mais ampla e, possivelmente, mais útil para enfrentar alguns desafios atuais no campo educacional. Em particular, possíveis convergências em torno dos seguintes tópicos são exploradas: técnica de 'palavra geradora' e a modulação emocional do foco atencional; aprendizagem significativa e consolidação da memória; efeitos da pobreza e opressão social, reversibilidade e relações com a noção de plasticidade do sistema nervoso.

Keywords : neuroeducação; interdisciplinaridade; política pedagógica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )