SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número263A formação inicial do(a) futuro(a) professor(a) de Letras: a mediação de leitura em focoJean Piaget no ensino superior? O uso das atividades operatórias piagetianas nos últimos 50 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SANTOS, Jorge Alejandro  e  HERMIDA, Maria Julia. Pedagogia freireana e neurociência educacional: um diálogo possível. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.263, pp.181-200. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4922.

O objetivo deste artigo é explorar a possibilidade de estabelecer um diálogo disciplinar entre abordagens da educação que parecem distantes e com poucos pontos de contato: a pedagogia de Paulo Freire e a neurociência educacional. É proposto um referencial teórico que diferencia tipos e níveis de análise do fenômeno educacional, buscando semelhanças e/ou paralelismos entre perspectivas diferentes. Pretende-se estabelecer uma perspectiva construtiva que procure sinergias, sem ignorar as diferenças, e que nos permita sair de redutos disciplinares em busca de uma visão mais ampla e, possivelmente, mais útil para enfrentar alguns desafios atuais no campo educacional. Em particular, possíveis convergências em torno dos seguintes tópicos são exploradas: técnica de 'palavra geradora' e a modulação emocional do foco atencional; aprendizagem significativa e consolidação da memória; efeitos da pobreza e opressão social, reversibilidade e relações com a noção de plasticidade do sistema nervoso.

Palavras-chave : neuroeducação; interdisciplinaridade; política pedagógica..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )