SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número263Pedagogía freireana y neurociencia educacional: un diálogo posibleArtesanía como herramienta complementaria a la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias Morfológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MARCONDES, Renato  y  SILVA, Silvio Luiz Rutz da. Jean Piaget no ensino superior? O uso das atividades operatórias piagetianas nos últimos 50 anos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.263, pp.201-220. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4941.

O ensino superior requer dos estudantes diversas estratégias e mecanismos que o tornam complexo, e a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget atua de forma basilar em tal compreensão, sendo um dos principais meios de investigação as atividades operatórias piagetianas (AOP). Portanto, objetiva-se apresentar uma revisão sistemática (RS) sobre pesquisas que investiguem aspectos cognitivos em discentes do ensino superior, por meio das AOP. Adotou-se o Protocolo Prisma para realização da RS em cinco bases de dados, obtendo-se um total de 38 documentos em aproximadamente 50 anos. Os resultados apontam para o surgimento de quatro tendências principais de pesquisas, bem como para um desenvolvimento cognitivo não condizente com o esperado em teoria, mostrando-se uma importante fragilidade no contexto do ensino superior, carente de ações afirmativas e educativas para elucidação. Por fim, apesar de meio século de pesquisas, essa temática se mostra atual e necessária, pois o conhecimento específico não pode, nem deve, ser desvinculado dos aspectos cognitivos no ambiente universitário.

Palabras clave : desenvolvimento cognitivo; ensino superior; Jean Piaget; revisão de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )