SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue264Training of rural teachers in Mato Grosso and the Federal Territory of Guaporé, in the Brazilian Midwest and North (1941-1947) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno  and  HIZIM, Luciano Abrão. A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.271-298. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5135.

O direito à educação no Brasil tem sido objeto de interesse social e se constituiu campo de estudos acadêmicos e de instituições governamentais que avaliam políticas públicas. O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa sobre o público potencial e atendido pela educação de jovens e adultos (EJA), como direito educacional contemplado na Constituição Federal de 1988. Como procedimento metodológico, realizamos um estudo quantitativo sobre bases de dados, indicadores educacionais e informações demográficas produzidas por órgãos de Estado. O estudo revelou que o fenômeno da trajetória escolar irregular tem relação com a migração de alunos para a EJA, caracterizando sua imbricação com o ensino regular, o que aponta para a necessidade de adoção de políticas específicas para o enfrentamento das deficiências de trajetória acadêmica e o atendimento do público potencial da EJA.

Keywords : analfabetismo; direito à educação; educação de jovens e adultos; fluxo escolar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )