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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno  e  HIZIM, Luciano Abrão. A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.271-298. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5135.

O direito à educação no Brasil tem sido objeto de interesse social e se constituiu campo de estudos acadêmicos e de instituições governamentais que avaliam políticas públicas. O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa sobre o público potencial e atendido pela educação de jovens e adultos (EJA), como direito educacional contemplado na Constituição Federal de 1988. Como procedimento metodológico, realizamos um estudo quantitativo sobre bases de dados, indicadores educacionais e informações demográficas produzidas por órgãos de Estado. O estudo revelou que o fenômeno da trajetória escolar irregular tem relação com a migração de alunos para a EJA, caracterizando sua imbricação com o ensino regular, o que aponta para a necessidade de adoção de políticas específicas para o enfrentamento das deficiências de trajetória acadêmica e o atendimento do público potencial da EJA.

Palavras-chave : analfabetismo; direito à educação; educação de jovens e adultos; fluxo escolar..

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