SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue264Training of rural teachers in Mato Grosso and the Federal Territory of Guaporé, in the Brazilian Midwest and North (1941-1947)Reading, comprehension and production of written texts in early childhood education: What do the curricula of six countries prescribe? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FARIA, Lia Ciomar Macedo de. A partir de Anísio Teixeira: reflexões sobre a educação brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.319-334. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5453.

Este texto buscou, na ocasião da comemoração dos 85 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), enfatizar a difusão e a propagação científica sobre educação, promovidas pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). O periódico lançado em 1944 publica, desde então, artigos, pesquisas e práticas resultantes de investigações que auxiliam a formação docente e permitem ao pesquisador acesso a uma variada gama de estudos acadêmicos. Revendo suas edições e tomando-as como fontes/objetos historiográficos, deparamo-nos com o artigo impresso em 1966 (v. 46, n. 104, p. 278-287), “O Problema de Formação do Magistério”, de autoria de Anísio Teixeira, que foi republicado no mesmo periódico, provavelmente, pela importância das reflexões, em 2001 (v. 82, n. 200, p. 199-206). Tal texto tem a relevância de apresentar um histórico da formação do magistério e, a partir dele, ousamos revê-lo, sumariamente, à luz de alguns aspectos do ponto de vista gramsciano sobre educação.

Keywords : Anísio Teixeira; formação docente; história da educação brasileira; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )