SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número264Formación de profesores rurales en Mato Grosso y en el Territorio Federal de Guaporé, en el centro-oeste y norte de Brasil (1941-1947)Lectura, comprensión y producción de textos en la educación infantil: ¿Qué prescriben los currículos de seis países? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FARIA, Lia Ciomar Macedo de. A partir de Anísio Teixeira: reflexões sobre a educação brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.319-334. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5453.

Este texto buscou, na ocasião da comemoração dos 85 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), enfatizar a difusão e a propagação científica sobre educação, promovidas pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). O periódico lançado em 1944 publica, desde então, artigos, pesquisas e práticas resultantes de investigações que auxiliam a formação docente e permitem ao pesquisador acesso a uma variada gama de estudos acadêmicos. Revendo suas edições e tomando-as como fontes/objetos historiográficos, deparamo-nos com o artigo impresso em 1966 (v. 46, n. 104, p. 278-287), “O Problema de Formação do Magistério”, de autoria de Anísio Teixeira, que foi republicado no mesmo periódico, provavelmente, pela importância das reflexões, em 2001 (v. 82, n. 200, p. 199-206). Tal texto tem a relevância de apresentar um histórico da formação do magistério e, a partir dele, ousamos revê-lo, sumariamente, à luz de alguns aspectos do ponto de vista gramsciano sobre educação.

Palabras clave : Anísio Teixeira; formação docente; história da educação brasileira; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )