SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue264From Anísio Teixeira and on: reflecting upon the Brazilian educationQuotas for people with disabilities in higher education courses at Instituto Federal do Paraná (IFPR) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MORAIS, Artur Gomes de  and  SILVA, Alexsandro da. Leitura, compreensão e produção de textos na educação infantil: o que prescrevem os currículos de seis países?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.335-355. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.4964.

Neste artigo, analisa-se o que os currículos de seis diferentes países prescrevem, atualmente, sobre o ensino de leitura, compreensão e produção de textos escritos durante a etapa de educação infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental que teve como corpus os documentos curriculares nacionais do Brasil, de Portugal, do Canadá - Quebec, da França, do México e da Espanha, os quais foram tratados por meio da análise temática categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que existe, em todos os currículos examinados, um compromisso com o letramento das crianças menores de 6 anos. Sem assumir o ensino de estratégias de compreensão de leitura e de produção de textos escritos específicas, os documentos prescrevem a promoção do interesse por ler e escrever textos, as habilidades de recontar histórias e de manusear suportes de escrita. Também defendem a produção de textos coletivos, tendo o professor como escriba, além das tentativas infantis de escrita individual, mesmo que notadas com grafias ainda não convencionais.

Keywords : currículo; educação infantil; letramento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )