SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número264A partir de Anísio Teixeira: reflexiones sobre la educación brasileñaCuotas para personas con discapacidad en cursos de educación superior en el Instituto Federal do Paraná (IFPR) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MORAIS, Artur Gomes de  y  SILVA, Alexsandro da. Leitura, compreensão e produção de textos na educação infantil: o que prescrevem os currículos de seis países?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.335-355. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.4964.

Neste artigo, analisa-se o que os currículos de seis diferentes países prescrevem, atualmente, sobre o ensino de leitura, compreensão e produção de textos escritos durante a etapa de educação infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental que teve como corpus os documentos curriculares nacionais do Brasil, de Portugal, do Canadá - Quebec, da França, do México e da Espanha, os quais foram tratados por meio da análise temática categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que existe, em todos os currículos examinados, um compromisso com o letramento das crianças menores de 6 anos. Sem assumir o ensino de estratégias de compreensão de leitura e de produção de textos escritos específicas, os documentos prescrevem a promoção do interesse por ler e escrever textos, as habilidades de recontar histórias e de manusear suportes de escrita. Também defendem a produção de textos coletivos, tendo o professor como escriba, além das tentativas infantis de escrita individual, mesmo que notadas com grafias ainda não convencionais.

Palabras clave : currículo; educação infantil; letramento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )