SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número264A partir de Anísio Teixeira: reflexões sobre a educação brasileiraCotas para pessoas com deficiência nos cursos superiores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MORAIS, Artur Gomes de  e  SILVA, Alexsandro da. Leitura, compreensão e produção de textos na educação infantil: o que prescrevem os currículos de seis países?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.335-355. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.4964.

Neste artigo, analisa-se o que os currículos de seis diferentes países prescrevem, atualmente, sobre o ensino de leitura, compreensão e produção de textos escritos durante a etapa de educação infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental que teve como corpus os documentos curriculares nacionais do Brasil, de Portugal, do Canadá - Quebec, da França, do México e da Espanha, os quais foram tratados por meio da análise temática categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que existe, em todos os currículos examinados, um compromisso com o letramento das crianças menores de 6 anos. Sem assumir o ensino de estratégias de compreensão de leitura e de produção de textos escritos específicas, os documentos prescrevem a promoção do interesse por ler e escrever textos, as habilidades de recontar histórias e de manusear suportes de escrita. Também defendem a produção de textos coletivos, tendo o professor como escriba, além das tentativas infantis de escrita individual, mesmo que notadas com grafias ainda não convencionais.

Palavras-chave : currículo; educação infantil; letramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )