SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número264Cotas para pessoas com deficiência nos cursos superiores do Instituto Federal do Paraná (IFPR)O estudo da prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

STORA, Fernando; DOLIVEIRA, Sérgio Luis Dias; GONZAGA, Carlos Alberto Marçal  e  MASSUGA, Flavia. Práticas de sustentabilidade em escolas estaduais de Guarapuava (PR). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.378-403. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5021.

Devido ao importante papel que desempenham na formação de cidadania dos indivíduos e de suas comunidades, a atuação das instituições educacionais tem a incumbência de disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental e estratégias de desenvolvimento sustentável. Este artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que teve como objetivo identificar as práticas de sustentabilidade na gestão de escolas estaduais de Guarapuava, Paraná (PR). Os parâmetros basearam-se na Planilha-Modelo de Sustentabilidade Socioambiental - Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A amostragem para a pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, constituiu-se de 17 colégios públicos estaduais, localizados no município investigado. Os dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com os diretores das instituições. Os resultados indicam que os colégios executam boas práticas de sustentabilidade, alinhadas com os parâmetros da Planilha A3P, embora elas sejam pontuais e não contínuas. Uma das dificuldades identificadas para essas práticas está na defasagem da formação dos diretores para que possam liderar suas instituições em compasso com as complexas transformações ambientais, sociais e econômicas da contemporaneidade.

Palavras-chave : sustentabilidade; escola pública; gestão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )