SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue264Sustainability practices in state schools in Guarapuava (PR)Favorite learning tools of the Generation Z enrolled in the Administration technical course of a Federal Institute: the context of the discipline of Logistics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GUEDES, Luygo Sarmento  and  BASTOS, Argemiro Midonês. O estudo da prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.404-429. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.4982.

Com base nas novas dinâmicas pedagógicas que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem, ainda caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, esta pesquisa destaca a prática pedagógica interdisciplinar, investigando a existência dela nos cursos de ensino médio integrado (EMI) do Instituto Federal do Amapá (Ifap)/Campus Macapá. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, realizando a análise documental dos planos pedagógicos dos cursos e a investigação sobre a submissão de projetos de ensino com a temática interdisciplinar. Foi aplicado questionário aos docentes dos cursos de EMI para analisar a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares em sala de aula e verificar a opinião deles quanto às potencialidades e/ou limitações que tais práticas encontram no Campus Macapá. Os resultados constatam a existência de limitações de várias ordens (estruturais e formativas) que contribuem para que as práticas interdisciplinares ainda sejam pouco trabalhadas no EMI do Ifap/Campus Macapá.

Keywords : ensino-aprendizagem; interdisciplinaridade; práticas educativas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )