SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue264Childhood education and fighting racism: teachers’ perception on the enforcement of Brazil’s legal provision Lei n°10.639/2003Development of algebraic thinking and study of patterns and regularities with children: scrutinizing possibilities for early childhood education and early years of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SANTOS, Régia Vidal; MACEDO, Eunice  and  MAFRA, Jason Ferreira. Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.466-485. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108.

Este artigo, de natureza teórica, apresenta argumentos que corroboram o reconhecimento do autismo como condição humana em contraposição à sua representação como um conjunto de déficits estigmatizantes. Para tanto, reúne fundamentos nos estudos sobre a condição humana e o pensamento alargado de Hannah Arendt; as apreciações acerca de comunicação entre diferenças e justiça social que emergem da obra de Iris Young; a perspectiva relacional e humanizante presente na obra de Paulo Freire; e a compreensão de dentro do próprio autismo apresentada por Temple Grandin. Constata-se que colocar em prática uma escuta educativa, implicada em compreender o autismo como condição humana, tanto quanto a análise - crítica, constante e conjunta - de discursos que negam a capacidade de pessoas autistas de participar em condições de igualdade da vida social, cultural e política, pode consolidar o verdadeiro encontro, aprendizado e crescimento humano na pluralidade.

Keywords : autismo; condição humana; construção social do autismo; escuta educativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )