SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número264Educación infantil y lucha contra el racismo: la implementación de la Ley n.º 10.639/2003 en la percepción del profesoradoDesarrollo del pensamiento algebraico y estudio de patrones y regularidades con niños: explorando posibilidades para la educación infantil y los primeros años de la educación primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SANTOS, Régia Vidal; MACEDO, Eunice  y  MAFRA, Jason Ferreira. Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.466-485. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108.

Este artigo, de natureza teórica, apresenta argumentos que corroboram o reconhecimento do autismo como condição humana em contraposição à sua representação como um conjunto de déficits estigmatizantes. Para tanto, reúne fundamentos nos estudos sobre a condição humana e o pensamento alargado de Hannah Arendt; as apreciações acerca de comunicação entre diferenças e justiça social que emergem da obra de Iris Young; a perspectiva relacional e humanizante presente na obra de Paulo Freire; e a compreensão de dentro do próprio autismo apresentada por Temple Grandin. Constata-se que colocar em prática uma escuta educativa, implicada em compreender o autismo como condição humana, tanto quanto a análise - crítica, constante e conjunta - de discursos que negam a capacidade de pessoas autistas de participar em condições de igualdade da vida social, cultural e política, pode consolidar o verdadeiro encontro, aprendizado e crescimento humano na pluralidade.

Palabras clave : autismo; condição humana; construção social do autismo; escuta educativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )