SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue264Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human conditionProfessional development of beginner teachers: tensions experienced in the context of the public school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LACERDA, Sara Miranda de  and  GIL, Natália. Desenvolvimento do pensamento algébrico e estudo de padrões e regularidades com crianças: perscrutando possibilidades para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.486-504. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5126.

O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades pedagógicas para um ensino que favoreça o desenvolvimento do pensamento algébrico desde os primeiros anos, assumindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como ponto de partida e pautado em literatura recente acerca do tema. Trata-se de um ensaio em que são apresentados alguns aportes teóricos os quais evidenciam que a melhora das capacidades de raciocínio e comunicação de ideias progressivamente mais abstratas está relacionada com desafios e explorações a que os alunos são expostos desde bem pequenos em atividades que valorizam a criatividade e a resolução de problemas. Destacamos, ainda, que vários pesquisadores têm indicado a importância do estudo de padrões e regularidades em Early Algebra, considerando o desenvolvimento do pensamento algébrico como etapa fundamental para o aprendizado da álgebra. O texto apresenta algumas ideias de trabalho pedagógico com padrões e regularidades para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental com base nas indicações da BNCC e aponta para a importância de destacar esse tema na formação de professores.

Keywords : Base Nacional Comum Curricular; Early Algebra; pensamento algébrico; raciocínio abstrato.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )