SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número264Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humanaDesenvolvimento profissional de professores iniciantes: tensões experienciadas no contexto da escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

LACERDA, Sara Miranda de  e  GIL, Natália. Desenvolvimento do pensamento algébrico e estudo de padrões e regularidades com crianças: perscrutando possibilidades para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.486-504. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5126.

O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades pedagógicas para um ensino que favoreça o desenvolvimento do pensamento algébrico desde os primeiros anos, assumindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como ponto de partida e pautado em literatura recente acerca do tema. Trata-se de um ensaio em que são apresentados alguns aportes teóricos os quais evidenciam que a melhora das capacidades de raciocínio e comunicação de ideias progressivamente mais abstratas está relacionada com desafios e explorações a que os alunos são expostos desde bem pequenos em atividades que valorizam a criatividade e a resolução de problemas. Destacamos, ainda, que vários pesquisadores têm indicado a importância do estudo de padrões e regularidades em Early Algebra, considerando o desenvolvimento do pensamento algébrico como etapa fundamental para o aprendizado da álgebra. O texto apresenta algumas ideias de trabalho pedagógico com padrões e regularidades para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental com base nas indicações da BNCC e aponta para a importância de destacar esse tema na formação de professores.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; Early Algebra; pensamento algébrico; raciocínio abstrato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )