SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número265Inep durante la gestión de Anísio Teixeira (1952-1964)Producción académica sobre las condiciones de trabajo docente en Latinoamérica (2000-2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MORO, Catarina; SAVIO, Donatella; SANTOS, Lúcia  y  COELHO, Rita de Cássia. Avaliação em educação infantil: desafios brasileiros em diálogo com as experiências de Portugal e da Itália. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.655-674. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5289.

O presente artigo discute a avaliação no contexto da educação infantil brasileira, propondo um diálogo com as experiências da Itália e de Portugal. Constitui-se num estudo bibliográfico elaborado com base na apresentação e discussão de publicações acadêmicas e de documentos governamentais sobre as experiências desses países e sobre a trajetória recente do tema no Brasil. Os processos português e italiano vislumbram e concretizam uma nova cultura avaliativa da oferta educativa em âmbito institucional, guiados por demandas distintas e por especificidades próprias. Entretanto, compartilham princípios comuns, entre os quais: a participação democrática; a negociação; o potencial formativo; e a intencionalidade principal relativa à melhoria da qualidade educativa. Conhecer e compreender tal mudança de paradigma interessa para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e para a implementação de percursos de avaliação em redes e instituições públicas e privadas. As referidas experiências contribuem para o fomento ao debate, com proposições de políticas públicas de avaliação e com a efetivação de práticas avaliativas, voltadas ao soerguimento da oferta formativa para as crianças pequenas em creches e pré-escolas.

Palabras clave : educação infantil; avaliação de contexto; processo reflexivo e formativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )