SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número265Producción académica sobre las condiciones de trabajo docente en Latinoamérica (2000-2020)Ética y estética en tiempos de reafirmación del ser docente: voces de los que inician su carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

VELOSO, Geisa Magela; ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro  y  MACHADO, Cláudia Aparecida Ferreira. A Cades e os exames de suficiência: um olhar para o Norte de Minas Gerais (1950-1960). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.697-716. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5183.

Neste artigo, apresentamos reflexões sobre a implantação e o funcionamento da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. O objetivo consiste em compreender as proposições para o ensino secundário e as ações formativas desenvolvidas pela Cades para equacionar problemas educacionais na região Norte mineira. De natureza historiográfica, o estudo constitui-se de pesquisa bibliográfica e documental. O jornal Gazeta do Norte é a principal fonte documental para acesso ao passado e para a reconstituição da memória, sendo complementado pela legislação educacional e por publicações da revista Escola Secundária. Constatou-se que, em sua missão formativa, o jornal visou à consciência reflexiva de seus leitores e conferiu visibilidade a ações de formação de professores secundaristas desenvolvidas pela Cades.

Palabras clave : Cades; ensino secundário; história da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )