SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número265Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020)Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VELOSO, Geisa Magela; ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro  e  MACHADO, Cláudia Aparecida Ferreira. A Cades e os exames de suficiência: um olhar para o Norte de Minas Gerais (1950-1960). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.697-716. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5183.

Neste artigo, apresentamos reflexões sobre a implantação e o funcionamento da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. O objetivo consiste em compreender as proposições para o ensino secundário e as ações formativas desenvolvidas pela Cades para equacionar problemas educacionais na região Norte mineira. De natureza historiográfica, o estudo constitui-se de pesquisa bibliográfica e documental. O jornal Gazeta do Norte é a principal fonte documental para acesso ao passado e para a reconstituição da memória, sendo complementado pela legislação educacional e por publicações da revista Escola Secundária. Constatou-se que, em sua missão formativa, o jornal visou à consciência reflexiva de seus leitores e conferiu visibilidade a ações de formação de professores secundaristas desenvolvidas pela Cades.

Palavras-chave : Cades; ensino secundário; história da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )