SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue265Cades and sufficiency tests: a look at the North of Minas Gerais (1950-1960)BNC - Teacher Training: from a complete subordination of educational policies to BNCC to the path of propositional resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CAVALCANTI, Anna Maria de Moura; CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais  and  GOMES, Vivilí Maria Silva. Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.717-738. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5243.

Neste artigo, apresentamos o recorte de uma dissertação de mestrado voltada para a investigação de significações atribuídas à ética e à estética no exercício da docência, por parte de professores recém-formados nas áreas de Ciências e Matemática, quando convidados a rememorar suas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no estágio supervisionado obrigatório e em suas primeiras aulas, quando já formados. Os dados foram coletados mediante uma entrevista com um grupo de três professores e analisados por meio do instrumento “núcleos de significação”, desenvolvido por Aguiar e Ozella (2013) para a apreensão de sentidos, a partir da teoria histórico-cultural de Vygotsky. O foco deste artigo é o processo de identificação dos núcleos de significação que emergiram da análise das respostas de uma das participantes da entrevista. Encontramos elementos relacionados à ética e à estética nos núcleos de significação que evidenciaram as reconstruções e reflexões que marcaram o processo de formação inicial da participante como docente, o querer bem aos estudantes e o seu comprometimento com o trabalho desenvolvido.

Keywords : estética; ética; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )