SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número265A Cades e os exames de suficiência: um olhar para o Norte de Minas Gerais (1950-1960)BNC - Formação de Professores: da completa subordinação das políticas educacionais à BNCC ao caminho da resistência propositiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CAVALCANTI, Anna Maria de Moura; CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais  e  GOMES, Vivilí Maria Silva. Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.717-738. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5243.

Neste artigo, apresentamos o recorte de uma dissertação de mestrado voltada para a investigação de significações atribuídas à ética e à estética no exercício da docência, por parte de professores recém-formados nas áreas de Ciências e Matemática, quando convidados a rememorar suas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no estágio supervisionado obrigatório e em suas primeiras aulas, quando já formados. Os dados foram coletados mediante uma entrevista com um grupo de três professores e analisados por meio do instrumento “núcleos de significação”, desenvolvido por Aguiar e Ozella (2013) para a apreensão de sentidos, a partir da teoria histórico-cultural de Vygotsky. O foco deste artigo é o processo de identificação dos núcleos de significação que emergiram da análise das respostas de uma das participantes da entrevista. Encontramos elementos relacionados à ética e à estética nos núcleos de significação que evidenciaram as reconstruções e reflexões que marcaram o processo de formação inicial da participante como docente, o querer bem aos estudantes e o seu comprometimento com o trabalho desenvolvido.

Palavras-chave : estética; ética; formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )