SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue265Ethics and aesthetics in times of reaffirmation of being a teacher: voices of those starting their careersVirtual museums as a field of knowledge in the initial formation of the teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

XIMENES, Priscilla de Andrade Silva  and  MELO, Geovana Ferreira. BNC - Formação de Professores: da completa subordinação das políticas educacionais à BNCC ao caminho da resistência propositiva. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.739-763. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5112.

O artigo analisa impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação) na tentativa de padronização do currículo e do trabalho docente sob a lógica do capital, das políticas neoliberais e da ordenação do Estado mínimo. Discute também como o engendramento da educação e da formação docente tem se pautado por um ideário determinado pelo mercado com base nos princípios administrativos e empresariais. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso na Rede Municipal de Ensino (RME) de Goiânia, realizada mediante análise da legislação educacional e de entrevistas com um grupo de professoras formadoras. Os resultados apontam para a reconfiguração da formação continuada na RME de Goiânia, subsidiada pela premissa pragmática e tecnocrata de educação e de formação docente prescrita pela BNCC e pela BNC-Formação.

Keywords : políticas de formação de professores; currículo; BNCC; BNC-Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )