SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número265Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreiraOs museus virtuais enquanto campo de conhecimento na formação inicial do pedagogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

XIMENES, Priscilla de Andrade Silva  e  MELO, Geovana Ferreira. BNC - Formação de Professores: da completa subordinação das políticas educacionais à BNCC ao caminho da resistência propositiva. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.739-763. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5112.

O artigo analisa impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação) na tentativa de padronização do currículo e do trabalho docente sob a lógica do capital, das políticas neoliberais e da ordenação do Estado mínimo. Discute também como o engendramento da educação e da formação docente tem se pautado por um ideário determinado pelo mercado com base nos princípios administrativos e empresariais. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso na Rede Municipal de Ensino (RME) de Goiânia, realizada mediante análise da legislação educacional e de entrevistas com um grupo de professoras formadoras. Os resultados apontam para a reconfiguração da formação continuada na RME de Goiânia, subsidiada pela premissa pragmática e tecnocrata de educação e de formação docente prescrita pela BNCC e pela BNC-Formação.

Palavras-chave : políticas de formação de professores; currículo; BNCC; BNC-Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )