SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue265BNC - Teacher Training: from a complete subordination of educational policies to BNCC to the path of propositional resistanceAndrew Feenberg’s Critical Theory of Technology: reflecting on the inclusion of new technological elements in the school environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

COSTA JUNIOR, Waldemir Rodrigues; BRITO, Luiz Carlos Cerquinho de  and  THOME, Zeina Rebouças Corrêa. Os museus virtuais enquanto campo de conhecimento na formação inicial do pedagogo. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.764-785. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5160.

O principal objetivo deste artigo é refletir sobre os museus virtuais como campo de construção de conhecimento na formação inicial do pedagogo. É um estudo propositivo, desenvolvido com base em levantamento bibliográfico e estudo exploratório, tratando das possibilidades de construção do conhecimento histórico e geográfico pelo futuro docente. Evidencia-se como mediação o total de 47 museus virtuais, sendo 25 disponíveis no portal Era Virtual e 22 na plataforma Museusbr, tendo em vista que a implementação da proposta curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui uma das demandas recentes na formação de professores. Compreende-se que os museus virtuais são campos de conhecimento, nos quais os professores em formação inicial têm, entre outras possibilidades: a descoberta de objetos de conhecimento ali existentes; a construção de estruturas cognitivas; a aquisição do conhecimento histórico e geográfico. A ação didática com os museus virtuais possibilita ao pedagogo em formação inicial a apropriação de unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades propostos pela BNCC, para as aulas de História e Geografia no 5º ano do ensino fundamental. Portanto, os museus virtuais são “laboratórios” de experimentações na formação inicial do professor, favorecendo a construção de noções sobre espaço-tempo e a aquisição de competências e habilidades.

Keywords : museus virtuais; conhecimento; formação do professor..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )