SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue265Andrew Feenberg’s Critical Theory of Technology: reflecting on the inclusion of new technological elements in the school environmentEnrichment Model and identification of talent for students of the fundamental education I: an experience report from two educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ROSA, Marcelo Victor da  and  DUQUE, Tiago. Estudos culturais e educação: processo ensino-aprendizagem em Mato Grosso do Sul na pandemia da covid-19. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.808-822. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5288.

Neste artigo, relatamos as experiências pedagógicas provenientes de duas disciplinas lecionadas conjuntamente na pós-graduação em tempos pandêmicos em Mato Grosso do Sul; são elas: Tópicos Especiais em Educação: Introdução aos Estudos Culturais e Tópicos Especiais em Estudos Culturais: Currículo, Pedagogia Cultural e Educação. As aulas possibilitaram pensar a relação entre os estudos culturais e a educação em seus múltiplos espaços. Ademais, foi possível compreender o corpo como objeto central para se pensar as pedagogias culturais, uma vez que esse é marcado por gênero, sexualidade, geração, classe social, cor/raça/etnia, entre outros marcadores que constituem os sujeitos participantes da disciplina (docentes e discentes).

Keywords : estudos culturais; pedagogia cultural; pós-graduação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )