SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Teacher training and engagement in Brazilian health higher education: fragilities and strengthsHigher education course completion: a look at newcomers from the lower classes at the Federal University of Fronteira Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

TEBALDI, Lisiane Rossatto  and  CARVALHO, Rodrigo Saballa de. As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5201.  Epub Mar 28, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5201.

O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças pré-escolares, a partir de processos de mediação promotores de ação colaborativa, produzem performances narrativas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográfico-propositiva com um grupo de sete crianças de 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola. Foram propostos 20 ateliês narrativos, no intuito de evidenciar as múltiplas linguagens das crianças durante a produção de suas narrativas. Os ateliês foram organizados em três etapas, nomeadas como: 1) experimentação; 2) exploração; 3) produção de narrativas orais. As propostas desenvolvidas envolveram contação de histórias, rodas de conversa, leitura de imagens e produção de narrativas orais. Os resultados da pesquisa demonstraram o processo criativo das crianças na produção de narrativas, bem como sua expressão corporal e vocal por meio de performances. Com as análises, foi possível inferir a relevância da oferta de contextos promotores de narrativas, assim como o papel fundamental da mediação docente no desenvolvimento das competências linguísticas orais das crianças. Dessa forma, defende-se que as crianças tenham tempos, espaços e possibilidades de expressar, com suas narrativas, as experiências vivenciadas na pré-escola.

Keywords : narrativas orais; criança em idade pré-escolar; mediação da linguagem; educação infantil..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )