SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Formación y participación docente en la educación superior brasileña en salud: fragilidades y fortalezasFinalización de la carrera universitaria: una mirada a los estudiantes de bajos recursos en la Universidade Federal de Fronteira Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

TEBALDI, Lisiane Rossatto  y  CARVALHO, Rodrigo Saballa de. As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5201.  Epub 28-Mar-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5201.

O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças pré-escolares, a partir de processos de mediação promotores de ação colaborativa, produzem performances narrativas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográfico-propositiva com um grupo de sete crianças de 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola. Foram propostos 20 ateliês narrativos, no intuito de evidenciar as múltiplas linguagens das crianças durante a produção de suas narrativas. Os ateliês foram organizados em três etapas, nomeadas como: 1) experimentação; 2) exploração; 3) produção de narrativas orais. As propostas desenvolvidas envolveram contação de histórias, rodas de conversa, leitura de imagens e produção de narrativas orais. Os resultados da pesquisa demonstraram o processo criativo das crianças na produção de narrativas, bem como sua expressão corporal e vocal por meio de performances. Com as análises, foi possível inferir a relevância da oferta de contextos promotores de narrativas, assim como o papel fundamental da mediação docente no desenvolvimento das competências linguísticas orais das crianças. Dessa forma, defende-se que as crianças tenham tempos, espaços e possibilidades de expressar, com suas narrativas, as experiências vivenciadas na pré-escola.

Palabras clave : narrativas orais; criança em idade pré-escolar; mediação da linguagem; educação infantil..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )