SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Los niños y sus performances en la producción de narrativas orales en la preescuelaLa Base Nacional de Formación Docente y el curso de Pedagogía: escenarios y perspectivas de la formación inicial de pedagogos en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

NIEROTKA, Rosileia Lucia  y  BONAMINO, Alicia Maria Catalano de. Conclusão de curso no ensino superior: um olhar sobre ingressantes das camadas populares na Universidade Federal da Fronteira Sul. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5224.  Epub 28-Mar-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5224.

O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos de características socioeconômicas e raciais de estudantes e de aspectos institucionais na conclusão de curso superior, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Essa temática se insere no debate sobre desigualdade de oportunidades no ensino superior, considerando as políticas recentes de maior inclusão social, como a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Assim, foi estudada uma coorte de ingressantes na UFFS e características relacionadas à conclusão de curso com base em dados quantitativos obtidos na UFFS e no Inep (Enem e Censo da Educação Superior), e por meio de análise descritiva e multivariada. Os principais achados mostraram que: homens, especialmente negros, apresentaram menores chances de conclusão em relação às mulheres brancas; estudantes da área rural apresentam mais chances de conclusão de curso em relação aos da área urbana; e políticas de apoio social e atividades extracurriculares possuem efeitos positivos na conclusão dos cursos. O desempenho na nota de redação do Enem também se mostrou um fator relevante na conclusão do curso. O estudo destaca a importância das ações afirmativas para o acesso das camadas populares ao ensino superior público e das políticas de permanência na conclusão do curso.

Palabras clave : ensino superior; desigualdades socioeducacionais; conclusão de curso; UFFS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )